Bio – Wainer

O professor Wainer é formado em Engenharia das Telecomunicações pela UFF, mestre em Ciências da Engenharia Elétrica pelo IME e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Vanderbilt University (EUA). Ele também realizou cursos de especialização no MIT (EUA) e na Nipponic Eletric Company (Japão).

Desde 1974 é professor da UFF, sendo titular desde 1983. O professor Wainer ministra aulas de graduação no curso de Engenharia de Telecomunicações. No curso de Engenharia Civil ministra aulas e orienta alunos no mestrado e doutorado. É autor de mais de 50 publicações em livros, periódicos e anais de congressos no Brasil, EUA, Europa e países da América Latina. Ele também deu aulas na Ohio University na graduação e na pós-graduação, entre 1996 e 2000 e entre 2006 e 2011.

Sempre muito atuante, o professor Wainer foi Diretor do Centro Tecnológico da UFF e presidente do Conselho do Centro Tecnológico. Além disso, foi assessor da vice-presidência da Embratel, membro da Comissão de Professores Especialistas em Engenharia Elétrica do MEC e Chefe de Departamento de Multiplex na Nec do Brasil.

O professor Wainer foi pró-Reitor de Extensão da UFF de 2012 e 2015. Ele também foi diretor do Polo Universitário da UFF em Volta Redonda, em um período de grandes avanços na unidade. O professor também foi gestor geral da construção e inauguração do Campus do Aterrado e de dois pavimentos da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica, ambos em Volta Redonda. Sua atuação diante desses desafios foi extremamente elogiada, por vários segmentos da universidade.

Atualmente é candidato a vice-reitor da Universidade Federal Fluminense, compondo a chapa 2 com o professor Roberto Salles.